Futuras Instalações da Sede Social da Misericórdia de Valpaços

 

No dia 24 de Novembro do próximo ano, a Santa Casa da Misericórdia de Valpaços irá atingir setenta anos de atividade.
Prevê-se que as novas instalações, onde será instalada a Sede Social, possam ser inauguradas nessa data, como corolário de uma intensa atividade em prol da comunidade e do serviço público.
O anteprojeto que se apresenta, objetiva uma postura que procura, mais do que refletir, marcar um percurso que se identifique com a própria história da SCMV, rumo a uma modernidade, assente numa base sólida que os setenta anos de vida enunciam.


O programa – base, desenvolvido numa funcionalidade de sede de instituição, isto é, com serviço de administração e gestão e uma funcionalidade que abre a SCMV ainda mais á comunidade – referimo-nos ao auditório e à biblioteca – é projetado para um edifício do início do séc. XX e logradouro.


O edifício a ser intervencionado em vertentes de alteração e ampliação, é um volume com alguma dignidade urbanística e uma envolvente que pelo menos parcialmente, pouco atendeu à especificidade deste edifício.
A ampliação, a acontecer no logradouro, é imprescindível para a explanação do programa e identifica um ato de projetar, que sem dúvida, procura minimizar o efeito mais adverso da volumetria adjacente.
Este ato de projetar, assume-se como um elo de ligação entre posturas arquitetónicas aparentemente opostas, mas realmente complementares.


O edifício existente será objeto de recuperação exterior, salvaguardando-o no essencial, sendo que a ampliação proposta, procura um enquadramento com uma linguagem atual e um discurso ousado arquitetonicamente; isto mais não reflete que uma dicotomia entre um passado que não se quer esquecer e um futuro que se quer já presente.
No edifício pré-existente, projeta-se as valências que têm mais a ver com Administração e Serviços Administrativos, sendo que na ampliação, se desenvolvem as funcionalidades que vão abrir este novo espaço á comunidade – a Biblioteca e o Auditório.

 

 

 

Veja mais na nossa página de Facebook.