Vinho Medalhado | Valpaço-Lo-Velho(DOC) Tinto 2022
O Vinho Valpaço-Lo-Velho (DOC) Tinto de 2022 foi medalhado no maior concurso internacional de vinhos da OIV do mundo.
Neste último Portugal Wine Trophy 2024 mais de 1.200 vinhos foram registados. Mais de 80 jurados diferentes avaliaram os produtos durante 3 dias de degustação. E tudo isto sob as regras estritas da OIV e da UIOE, bem como sob supervisão notarial.
O Portugal Wine Trophy 2024 é realizado de acordo com os regulamentos da OIV e da UIOE, a fim de conduzir uma competição objectiva e fiável. Uma das regras estipula que apenas 30% dos vinhos de cada categoria podem ser premiados. Esta limitação torna as medalhas do Portugal Wine Trophy 2024 tão valiosas para os produtos premiados.
Notas de Enologia sobre o nosso vinho:
Com o intuito de honrar a tradição vitivinícola da região de Trás-os-Montes, os cerca de 4 ha de vinha da nossa instituição, dos quais fazem parte integrante as principais castas autócnes, são cuidadosamente acompanhados para dar origem a vinhos de excelente qualidade.
As diferentes parcelas de vinha localizam-se em Fornos do Pinhal e Valverde em Valpaços, usufruindo da influência de diferentes microclimas que, pela diversidade e complementaridade, nos permitem elaborar lotes de excelência, aliando ainda as vinhas velhas às novas plantações, em harmonia perfeita.
Este Valpaço-lo-Velho DOC Trás-os-Montes Tinto 2022, é um bom exemplo da qualidade e identidade que conseguimos imprimir aos nossos vinhos.
As castas Tinta-Amarela, Tinta-Roriz e Touriga-Nacional, foram cuidadosamente selecionadas, vindimadas à mão e vinificadas em lagar de granito com suave pisa a pé, mantendo desta forma o processo de vinificação tradicional, imprimindo autenticidade e carácter. Seguiu-se estágio em cubas de inox, permitindo potenciar e manter a predominância de aromas primários cativantes, intensos e elegantes, que combinam as notas de fruta preta madura, frutos silvestres e nuances florais de violeta e esteva. Na boca apresenta-se com muito bom volume, suave, equilibrado, com taninos suaves, elegantes e muito gastronómicos.
Um vinho que de Trás-os-Montes, conta histórias e se expressa autentico no copo.