Cerimónia de (re)abertura do novo Hospital da Misericórdia de Valpaços

Valpaços, 6 de novembro de 2022 – Após anos de esforços conjuntos e investimentos significativos, o Hospital da Misericórdia de Valpaços foi reaberto hoje, marcando um momento histórico para a região. A cerimónia de inauguração foi realizada com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Francisco Pizarro Sampaio e Castro, e representa a concretização de um projeto iniciado em 2016.

A reabertura do hospital foi possível graças à determinação do atual Provedor da Misericórdia e que foi materializado num Memorando de Entendimento assinado em 10 de dezembro de 2016. O documento envolveu o Município de Valpaços, a Santa Casa da Misericórdia de Valpaços e a Administração Regional de Saúde do Norte, com a homologação do então Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado.

A Santa Casa da Misericórdia de Valpaços mandou elaborar e aprovar os projetos, lançou os procedimentos concursais para a execução das obras e aquisição dos equipamentos necessários. Ao todo, foi realizado um investimento total de 5 014 555,00 €, sob a liderança do Provedor Altamiro da Ressurreição Claro.

O Município de Valpaços, por sua vez, assegurou o acompanhamento das obras e contribuiu financeiramente para o investimento, com um valor de 2 095 567,00 €. O Presidente da Câmara Municipal, Amílcar Castro de Almeida, desempenhou um papel crucial nesse processo.


De notar que, o governo aprovou o financiamento dos Acordos de Cooperação da Unidade de Cuidados Continuados de Média Duração e Reabilitação, assim como do Hospital, através do Centro Distrital da Segurança Social e da Administração Regional de Saúde do Norte, sendo o Primeiro-ministro, António Luís Santos da Costa.

A pandemia de COVID-19 impôs várias restrições, tornando a inauguração do hospital possível apenas a 6 de novembro de 2022. No entanto, esse obstáculo foi superado, e a reabertura representa uma importante conquista para a população de Valpaços e regiões circunvizinhas.

A Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, liderada pelo Provedor Altamiro da Ressurreição Claro, é composta ainda pelo Vice-Provedor António M. Cunha Araújo, pelo Secretário José António Soares da Silva, pelo Tesoureiro José Abílio Varandas e pelo Vogal José Manuel Saraiva Morais. Juntos, estabeleceram com uma das grandes prioridades deste mandato a reabertura do Hospital da Misericórdia de Valpaços.


A reabertura do Hospital da Misericórdia de Valpaços representa um marco significativo na área da saúde, beneficiando a população regional e fortalecendo os recursos médicos e hospitalares da região. Com uma equipa qualificada e instalações modernas, o hospital está preparado para oferecer um atendimento médico de excelência e contribuir para o bem-estar da população.

Este novo Hospital prepara-se para ser uma ser uma referência nacional na prestação de cuidados de saúde de excelência, sob o lema: “um Hospital Moderno, Próximo e Completo”.



Fomos notícia:

https://observador.pt/2022/11/04/inauguracao-do-hospital-de-valpacos-conclui-anos-de-luta-e-investimento-de-5-milhoes/?fbclid=IwAR2y5s1chMjeCs7GtIhreYmCRRduq6rK8-FP0JllNHFqNq8YrSCuuW8TF1s

https://www.youtube.com/watch?v=8ZQpsWGMx_I

https://www.altotamegaemrevista.pt/news/12137

https://www.avozdetrasosmontes.pt/hospital-da-misericordia-inaugurado-com-pedidos-de-mais-apoio/